DIREITOS DOS ALUNOS:

• Frequentar as aulas e participar ativamente das atividades programadas;
• Valer-se de todos os serviços e benefícios oferecidos;
• Ser tratado com respeito por todos os envolvidos no processo educativo;
• Expor as dificuldades encontradas e receber tratamento adequado;
• Apresentar, por meio dos canais competentes, sua apreciação, crítica, sugestões sobre o processo, normas e funcionamento em geral.

DEVERES DOS ALUNOS:

• Frequentar as aulas uniformizados, assíduos e pontualmente;
• Participar de todos os trabalhos e atividades escolares, portando consigo o material necessário;
• Comparecer e participar ativamente das atividades extraclasse, comemorações e celebrações programadas pelo Colégio;
• Empregar todos os seus esforços para o bom aproveitamento, o que significa o máximo desenvolvimento de habilidades e aquisição de hábitos e atitudes;
• Acatar a autoridades da diretora, dos coordenadores, professores e demais funcionários do estabelecimento, exercendo seu espaço de diálogo e negociação;
• Tratar com respeito os colegas, professores, demais funcionários, bem como os familiares;
• Colaborar na conservação do prédio, do mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo, assumindo a responsabilidade por danos causados aos mesmos;
• Cumprir com as normas gerais que disciplinam o funcionamento pedagógico e as relações educativas explícitas no plano escolar.

É PROIBIDO AO ALUNO:

• Realizar e/ou participar de jogos de cartas (jogos de azar) nas dependências e arredores do colégio;
• Promover, em nome do colégio, sem autorização expressa da Diretoria, sorteios, coletas ou subscrições, reuniões, festas, excursões e outros;
• Portar objetos que ofereçam perigo a si e a outrem: faca, estilete, explosivo e outros.
• Fumar e portar cigarros; usar bebida alcoólica nas dependências e arredores do Colégio, bem como participar de atividades por este ou em seu nome promovidas e, em qualquer circunstância, em que estiver usando o uniforme escolar.
• Praticar comércio paralelo dentro das dependências do colégio;
• Divulgar na internet, ou em qualquer outro veículo de comunicação, fotos, vídeos, gravações, textos e outros instrumentos que envolva a instituição (alunos, professores, funcionários);
• Entrar no colégio acompanhado de pessoas que não façam parte do quadro da instituição, sem a autorização prévia.

Sanções disciplinares:

Ao aluno, cujo comportamento não for condizente com as exigências do colégio, esgotados os recursos de aconselhamento por parte da Equipe Pedagógica e de Serviços Auxiliares, serão aplicadas sanções de acordo com os dispositivos legais e regimentais, como:

I – Advertência verbal ou escrita,
II – Afastamento temporário da sala de aula,
III – Suspensão das aulas.

NORMAS GERAIS

Fazemos parte de um grupo e, para que ele funcione bem e com equilíbrio, é necessário que existam normas. Por isto precisamos estar atento a elas. Bom senso e boa vontade poderão prevenir atitudes inconvenientes ao aluno e à Comunidade Escolar.

1- EDUCAÇÃO FÍSICA:

O aluno que, em qualquer época do ano, encontrar-se impossibilitado de participar das atividades de Educação Física deve comunicar o fato oficialmente à Secretaria preenchendo devidamente o formulário específico e apresentando o documento comprobatório.

2- PONTUALIDADE:

Ensino Fundamental II:
Início: 7h10 / Término: 11h40 / (12h30: 6º horário – de acordo com o horário de aula).

Ensino Médio:
MANHÃ – Início: 7h10/Término: 12h30.
TARDE – De acordo com o horário de aula.

Educação Infantil e 1º ano:
Início: 13 horas (abertura do portão: 12h45). O portão de entrada será fechado, pontualmente, às 13 horas./ Término: 17h20.

2º ao 5º ano
Início: 13h10 (abertura do portão: 12h45). O portão de entrada será fechado, pontualmente, às 13h10/ Término: 17h30.

A pontualidade é um princípio importantíssimo para o desenvolvimento de toda e qualquer atividade realizada e a formação de hábito. Os atrasos serão tratados da seguinte forma:

a) O aluno do 2º ao 5º ano que chegar atrasado por mais de 5 minutos, esperará na Biblioteca pelo 2º horário para entrar em sala de aula.
Quanto às crianças que utilizam o transporte escolar, em caso de atraso, as famílias serão comunicadas para que entrem em contato com os responsáveis pelo serviço e façam a devida intervenção.

b) No início do turno (Ensino Fundamental II e Ensino Médio):

• A cada etapa serão tolerados três atrasos.
• O 3° atraso será comunicado aos pais.
• No 4° atraso o aluno retornará para casa.

As notificações de atrasos serão comunicadas aos pais, via agenda escolar e outros meios existentes na escola.

b) Saída:

EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO

O horário da saída é às 17h20. O portão será aberto às 17h10. Após 17h20, as crianças ficam sob os cuidados das assistentes até 17h50.
A saída dos alunos será feita nas salas de aula, sendo permitida a entrada no colégio de apenas um responsável por criança.
A saída das crianças não é momento para tirar dúvidas, dar avisos ou outras comunicações com as professoras e/ou assistentes. As solicitações devem ser feitas via agenda, e-mails ou reuniões pré-agendadas.
Saídas antecipadas devem ser comunicadas à escola na véspera para os e-mails auxiliardisciplinario2@colegiosantarita.com.br ou karla@colegiosantarita.com.br. Situações urgentes serão tratadas segundo a necessidade.

2º AO 5º ANO

O horário da saída é às 17h30. O portão será aberto às 17h30. Assistentes acompanharão as crianças até 18 horas.

Para a segurança de todos e cumprimento das normas internas estabelecidas, reiteramos a necessidade de apresentar o Cartão de Acesso (alunos veteranos) ou Cartão de Acesso – Provisório (alunos novatos) ao buscar os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O documento deverá ser apresentado no portão de entrada e também nos ambientes em que a criança será liberada.

A pontualidade para buscar o aluno é fundamental. Conforme consta no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o responsável tem o limite de até 18 horas para buscar seu(sua) filho(a).
Saídas antecipadas devem ser comunicadas à escola na véspera para o e-mail auxiliardisciplinario@colegiosantarita.com.br. Situações urgentes serão tratadas segundo a necessidade.

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

A dispensa de aluno fora do horário regular de término de aulas só será autorizada mediante solicitação dos pais e/ou após comunicação com eles.

– Atenção! Objetivando a segurança do aluno, solicitamos aos pais que orientem seus filhos a não permanecerem nas imediações do Colégio ao término das aulas e de atividades extraturno.

Cartão de Acesso (Educação Infantil e Ensino Fundamental I): O responsável por buscar o aluno no horário da saída deverá apresentar, diariamente, o cartão de acesso.

3- FALTAS:

Toda ausência do aluno deverá ser comunicada pelos responsáveis, via telefone, no dia da falta, apresentando a documentação comprobatória no dia seguinte.

– O aluno que, por algum motivo, ficar impedido de assistir às aulas deverá justificar o fato, por meio de atestado ou declaração dos pais, junto à Secretaria, impreterivelmente no dia posterior à falta, a fim de serem assegurados os seus direitos com relação às atividades não realizadas, mediante análise da situação.

4- UNIFORME:

– Seu uso completo (calça/bermuda/short saia e camisa) é obrigatório para todos os alunos, sendo, portanto, exigido na entrada e durante a permanência no recinto do Colégio, inclusive em horário extraturno, bem como nas saídas coletivas para trabalho de campo. Incluem-se nesta obrigatoriedade o uso do agasalho de frio oficial (nos dias frios), o uniforme de Educação Física (nos dias das aulas desta disciplina) e o uso diário de tênis.

– Recomendamos que, assim como o material de uso individual, o uniforme também seja marcado com o nome do aluno (no avesso da peça), para evitar trocas e extravios (sobretudo o agasalho).

Locais de venda do Uniforme Escolar: https://santarita.agostinianas.com.br/matricula/uniforme-escolar/