A) EDUCAÇÃO INFANTIL (Maternal, 1º e 2º períodos):

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é processual e contínua, aferida por meio de instrumentos diversos, tais como: observação do professor; trabalhos de pesquisa, desenvolvimento de projetos, trabalhos de campo e outros.

B) ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO:

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é aferida processualmente, por meio de diversos instrumentos, tais como: observação do professor; trabalhos de pesquisa; desenvolvimento de projetos incluindo trabalhos de campo, trabalhos em grupo, apresentados por escrito ou oralmente, individual ou em grupo; provas parciais e trimestrais, debates e outros.

O ano letivo é dividido em três etapas (trimestres).

DISPENSA DA 3ª PROVA TRIMESTRAL – ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

A dispensa da 3ª prova trimestral tem como objetivos: valorizar o bom desempenho do aluno, a sua produtividade e estimular a superação das dificuldades.

Observação geral: As disciplinas de Educação Física, Educação Religiosa Arte (Ensino Fundamental I e II), não são avaliadas por meio de provas, mas de habilidades, participação, assiduidade e envolvimento nas aulas e outros critérios. A disciplina de Informática é avaliada por meio de projetos e processo ao longo do trimestre.

O resultado da avaliação do processo ensino-aprendizagem é apurado ao final de cada uma das três etapas letivas, sendo registrado e comunicado aos pais ou responsáveis pelo Portal.

É considerado APROVADO, ao final do ano letivo, o aluno que obtiver o aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos em todas as disciplinas.

PROVA DE 2ª CHAMADA

O aluno que faltar a alguma prova, terá direito a 2ª chamada, em data estabelecida pela escola.

Para a 2ª chamada o aluno pagará uma taxa no valor de R$25,00 por prova. O pagamento será feito no setor financeiro, cujo comprovante deve ser apresentado ao coordenador pedagógico correspondente.

Ficará isento da taxa o aluno que apresentar justificativa por doença (do mesmo) ou morte de familiar próximo, sempre que possível acompanhado de documento comprobatório.

A justificativa deve ser apresentada por escrito ao coordenador pedagógico correspondente o qual analisará e deferirá ou não a isenção da taxa.

RECUPERAÇÃO

– RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: Acontece no decorrer do ano letivo e tem caráter preventivo. Ao aluno que, mesmo participando desta forma de recuperação, ainda não alcançar o rendimento mínimo esperado (60%), serão oferecidas oportunidades de recuperação sob a modalidade de “Estudos Autônomos”.

– RECUPERAÇÃO PARCIAL: Acontece conforme calendário escolar com os alunos que, ao final do primeiro trimestre, ficaram abaixo da média, ou seja, 18 pontos. Não há número máximo de disciplinas estipuladas para esta recuperação.

 – RECUPERAÇÃO FINAL: Acontece conforme calendário escolar e tem caráter decisivo. Para ter direito a essa oportunidade o aluno deverá ter alcançado entre 40 e 59 pontos, em até: 2 disciplinas (para o Ensino Fundamental I), 3 disciplinas (para o Ensino Fundamental II) e 4 disciplinas (para o Ensino Médio).

 HONRA AO MÉRITO – ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

O aluno que obtiver o resultado mínimo de 80% em todas as disciplinas (sem perder média em nenhuma etapa e em nenhuma disciplina) fará jus ao Certificado de Honra ao Mérito.

INFORMAÇÕES