Nossa História

1959! Início de uma grande jornada. Tudo começou com mulheres ousadas e corajosas que trouxeram na bagagem a marca que imprimiria aqui na comunidade do Barreiro de Baixo, a identidade da Congregação das Agostinianas Missionárias: a fundação do Externato Santa Rita. Marco do espírito renovador e desbravador. Presença marcada de pessoas que, às vezes, temos a impressão de surgirem em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que permanecem.
Atendendo ao compromisso de educar e trabalhando para formar cidadãos conscientes, livres, pensantes, os cursos de bordados, costura, música e datilografia, ensinavam a bordar a vida, emendar o trabalho e cantar o amor, imprimindo a religião nos atos e no coração.
O sucesso de nosso trabalho, que hoje atende à demanda de atendimento da Ed. Infantil, Ensino Fundamental e Médio, é o resultado de um conjunto de forças bem organizadas, sistematizadas e dirigidas.
Diferentes diretoras, porém um único objetivo: contribuir com a formação ética, moral, intelectual e cívica de homens e mulheres, centrados na Antropologia Agostiniana à luz do Evangelho.

Nossa ação pedagógica visa formar um cidadão consciente de sua cultura, de seu valor, desenvolvendo sua autonomia, sua liberdade e seu valor.
Agindo assim, estamos fazendo de nossa escola um lugar de gente feliz!
Nossa ação pedagógica faz o nosso aluno ser feliz por meio da música, do teatro, do esporte, do lazer, da construção do conhecimento, da solidariedade nas ações e sobretudo na fé.

O Colégio Santa Rita de Cássia está localizado em uma área de fácil acesso no Bairro Barreiro, um dos maiores e mais completos de Belo Horizonte, próximo às Avenidas Olinto Meireles, Deputado Álvaro Antônio e Waldyr Soeiro Emrich, e de locais importantes como o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro e do Santuário São Paulo da Cruz.

ENSINO