Belo Horizonte, 26 de março de 2024.

CIRCULAR Nº19/2024
Assunto: Sistema Avaliativo de Língua Inglesa no Programa Bilíngue Systemic.
Séries: 2º ao 5º ano.

Prezados responsáveis,

Gostaríamos de compartilhar informações importantes sobre o sistema avaliativo de Língua Inglesa no Programa Bilíngue Systemic, especialmente para os alunos do Fundamental I (2º ao 5º ano).
Nosso objetivo é garantir uma avaliação abrangente e significativa, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

1º Trimestre – 30 pontos
Avaliação da ficha Systemic (parte oral, escrita e listening): Essa avaliação é qualitativa e abrange diferentes habilidades linguísticas – 5 pontos
1 atividade digital no Canvas: Os alunos participarão de uma atividade online – 5 pontos
1 atividade de verificação de aprendizagem (escrita): Avaliação escrita para verificar o conhecimento adquirido – 10 pontos
* Será aplicada na Semana da Prova Trimestral
2 trabalhos: Os alunos realizarão dois trabalhos com objetivos específicos, roteiros, critérios de avaliação e rubricas – 10 (5 pontos cada)

2º e 3º Trimestres – 35 pontos (cada)
Avaliação da ficha Systemic (parte oral, escrita e listening): Essa avaliação é qualitativa e abrange diferentes habilidades linguísticas – 5 pontos
1 atividade digital no Canvas: Os alunos participarão de uma atividade online – 6 pontos
1 atividade de verificação de aprendizagem (escrita): Avaliação escrita para verificar o conhecimento adquirido – 12 pontos
* Será aplicada na Semana da Prova Trimestral
2 trabalhos: Os alunos realizarão dois trabalhos com objetivos específicos, roteiros, critérios de avaliação e rubricas – 12 (6 pontos cada)

Critérios da Avaliação Systemic – Total de 5,0 pontos

Postura do aluno frente à metodologia – 1,0 ponto
A) Voluntariar-se a participar / Participa quando solicitado.
B) Respeitar sua vez de participar e trabalhar colaborativamente.
C) Arriscar-se a produzir frases ou palavras em inglês.
D) Respeitar espaços, colegas e professores de forma colaborativa.
E) Expressar conhecimentos adquiridos em outros componentes da Matriz curricular.

Habilidade para falar – 1,5 ponto
A) Comunica-se utilizando frases simples no presente.
B) Comunica-se utilizando palavras soltas.
C) Ainda não se comunica espontaneamente, mas responde bem aos estímulos do professor.
D) Ainda não se comunica bem e responde pouco devido à atitude resistente.

Habilidade para compreender a língua falada – 1,5 ponto
A) Demonstra compreender o idioma facilmente e muito bem.
B) Demonstra compreender razoavelmente.
C) Demonstra dificuldade para compreender, mas isso é normal para quem está há pouco tempo no Systemic.
D) Demonstra dificuldade em aprender devido à atitude resistente.

Realização da “Worksheet” – 1,0 ponto
A) Realiza as atividades de forma completa, com organização e capricho.
B) Realiza as atividades completas a despeito de capricho.
C) Demonstra não compreender orientações dadas.
D) Não demonstra muito interesse e responsabilidade estudantil ao realizar as atividades.

Agradecemos a parceria e apoio na educação bilíngue de seus filhos. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Equipe de Coordenação Pedagógica do Colégio Santa Rita
e Assessoria Pedagógica Systemic