Belo Horizonte, 16 de novembro de 2020.

Estimados pais de alunos do Colégio Santa Rita nos segmentos Ensino Fundamental II e Ensino Médio,

A meados do mês de março fomos colhidos de surpresa pela notícia de que o Coronavírus se alastrava no Brasil, concomitante com o reconhecimento da OMS que tal alastramento alcançava o grau de pandemia, posto que ia tomando o mundo todo.

Mesmo sabendo da epidemia na China, nunca imagináramos que fôssemos também nós atingidos de tal maneira. O fato é que esta nos alcançou.

No dia 17 de março nos despedimos de nossos alunos com uma pergunta, sem resposta: até quando? Percebemos logo que isso se prolongaria por ao menos dois meses e algo precisava ser feito. A modalidade remota era a única saída para não deixarmos nossos alunos no vazio.

O Colégio Santa Rita agiu rápido: escolheu ferramentas, lançou mão de plataformas que poderiam auxiliar e assim vem conseguindo proporcionar aos nossos alunos as melhores aulas na forma remota. Estamos conseguindo desenvolver o programa previsto para cada série e turma com um bom nível de engajamento dos alunos. Dentro dos limites da distância temos conseguido, inclusive, oferecer suporte emocional aos nossos estudantes.

O coordenador pedagógico, Nilton, acompanhou intensamente o trabalho dos professores, inclusive assistindo suas aulas, muitas vezes. Em conjunto com os coordenadores de série e a coordenação de pastoral, pôde identificar dificuldades que requeriam intervenções, tais como: orientação no uso da tecnologia, de postura na participação das aulas, de comprometimento com as atividades. Toda a equipe foi mobilizada para o saneamento dessas dificuldades, em conversas diretas com o próprio aluno e, quando necessário, com os responsáveis.

Estivemos, em todo esse tempo, preparados para o retorno presencial, já tendo providenciado itens do protocolo imposto como: termômetro, totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, produtos e equipamentos para a higienização das salas nos modos e tempo requeridos, etc. Entretanto, até o momento as autoridades sanitárias não sinalizaram a possibilidade desta volta presencial em Belo Horizonte. Deste modo, sem esperança de volta presencial, passamos a nos organizar para encerrarmos o calendário letivo de 2020, considerando o fato de encerrar o ano da mesma forma que ora estamos trabalhando.

Nestes segmentos cumpriremos integralmente a carga horária prevista no quadro curricular do colégio (não só o limite legal de 800 horas), esgotando também o conteúdo programado.

Seguiremos com as aulas, incluindo provas finais até o dia 21 de dezembro.

Dispensa da 3ª Prova Trimestral

Mesmo na forma remota, os alunos com aproveitamento igual ou superior a 80%, serão dispensados das últimas provas. A comunicação das dispensas será feita no dia 11 de dezembro, no horário de aula e desde já ficam convidados, alunos e pais, para a cerimônia de entrega dos certificados no mesmo dia 11, às 19 horas. Os links serão enviados após a comunicação aos alunos.

Sorteio de Bolsa de Estudo por Rendimento

No mesmo dia e horário da cerimônia de dispensa será realizado sorteio de bolsa de estudo de 40% entre os alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com rendimento igual ou superior a 80% em todas as disciplinas.

O benefício concedido não incide sobre a primeira parcela da anuidade (matrícula), é válido para o ano letivo de 2021 e não é cumulativa (um mesmo aluno beneficiário não poderá ser contemplado com mais de uma bolsa de estudo. Caberá ao responsável fazer a opção por apenas um dos benefícios).

Após o sorteio, os responsáveis dos contemplados serão comunicados por telefone pelo Setor Financeiro e receberão mais informações sobre o benefício.

Prova de Recuperação Final

O aluno que porventura necessitar submeter-se a prova de recuperação em uma ou mais disciplina, de acordo com o Regimento Interno, poderá fazer as provas nos dias 29 e 30 de dezembro, iniciando às 7h30. O calendário das provas será enviado ao e-mail do responsável pedagógico e divulgado no Google Sala de Aula.

Mantemos a firme esperança de darmos início ao ano de 2021 presencialmente e que possamos, juntos, superarmos os efeitos emocionais do isolamento social sobre todos nós, especialmente sobre as crianças e adolescentes.

Na certeza de que na situação indesejada fizemos o melhor, desejamos a todos um bom final de 2020 e muita esperança para um 2021 dentro da normalidade.

Atenciosamente,

Irmã Maria Gonçalves Assis

Diretora do Colégio Santa Rita