Belo Horizonte, 18 de novembro de 2020.

Estimados pais de alunos do Colégio Santa Rita no segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º a 5º ano).

A meados do mês de março fomos colhidos de surpresa pela notícia de que o Coronavírus se alastrava no Brasil, concomitante com o reconhecimento da OMS que tal alastramento alcançava o grau de pandemia, posto que ia tomando o mundo todo.

Mesmo sabendo da epidemia na China, nunca imagináramos que fôssemos também nós atingidos de tal maneira. O fato é que nos alcançou.

No dia 17 de março nos despedimos de nossos alunos com uma pergunta, sem resposta: até quando? Percebemos logo que isso se prolongaria por ao menos dois meses e algo precisava ser feito. A modalidade remota era a única saída para não deixarmos nossos alunos no vazio.

O Colégio Santa Rita agiu rápido: escolheu ferramentas, lançou mão de plataformas que poderiam auxiliar e assim vem conseguindo proporcionar aos nossos alunos as melhores aulas na forma remota. Estamos conseguindo desenvolver o programa previsto para cada série e turma com um bom nível de engajamento dos alunos. Dentro dos limites da distância temos conseguido, inclusive, oferecer suporte emocional aos nossos estudantes.

As coordenadoras Patrícia e Keylla, acompanharam intensamente o trabalho dos professores, inclusive assistindo suas aulas, muitas vezes. Puderam nesse acompanhamento direto, identificar dificuldades que requeriam intervenções, tais como: orientação no uso da tecnologia, de postura na participação das aulas, de comprometimento com as atividades. Para o saneamento das dificuldades detectadas não faltaram esforços dos professores, da coordenação, dos técnicos, enfim de toda a escola, uma vez que, mesmo todos em casa, trabalhamos sem descanso.

Estivemos, em todo esse tempo, preparados para o retorno presencial, já tendo providenciado itens do protocolo imposto como: termômetro, totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, produtos e equipamentos para a higienização das salas nos modos e tempos requeridos, etc. Entretanto, até o momento as autoridades sanitárias não sinalizaram a possibilidade desta volta presencial em Belo Horizonte. Deste modo, sem esperança de volta presencial, passamos a nos organizar para encerrarmos o calendário letivo de 2020, considerando o fato de encerrar o ano da mesma forma que ora estamos trabalhando.

Algo nos faltará no cumprimento da carga horária prevista em nosso plano curricular (833h20), superior às 800 horas previstas na LDB (Lei 9.394/96), cujo cumprimento é o obrigatório. Porém, queremos cumprir integralmente o previsto por nós.

Embora seja possível flexibilizar as férias dos professores que normalmente ocorrem durante o mês de janeiro, seguir com aulas até completar a carga horária entrando pelo mês de janeiro, complicaria posteriormente o funcionamento do todo da escola.

Por isso, encerraremos as atividades em 22 de dezembro de 2020, incluindo provas finais, uma vez que o conteúdo programático foi desenvolvido completamente. As horas que faltarem (muito poucas), serão completadas nos primeiros dias de fevereiro, antes de iniciar oficialmente o calendário letivo de 2021.

Daremos a conhecer detalhes sobre o acima exposto em reunião na próxima semana, cujo convite receberão em seguida.

Sorteio de Bolsa de Estudo por Rendimento

Mesmo na forma remota, os alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com aproveitamento igual ou superior a 80% em todas as disciplinas, concorrerão à bolsa de 40%, cujo sorteio será feito dia 11, às 19 horas. O link será enviado com antecedência.

O benefício concedido não incide sobre a primeira parcela da anuidade (matrícula), é válido para o ano letivo de 2021 e não é cumulativo (um mesmo aluno beneficiário não poderá ser contemplado com mais de uma bolsa de estudo. Caberá ao responsável fazer a opção por apenas um dos benefícios).

Após o sorteio, os responsáveis dos contemplados serão comunicados por telefone pelo Setor Financeiro e receberão mais informações sobre o benefício.

Mantemos a firme esperança de iniciarmos ao ano de 2021 presencialmente e juntos superarmos os efeitos emocionais do isolamento social sobre todos nós, especialmente sobre as crianças e adolescentes.

Na certeza de que na situação indesejada fizemos o melhor, desejamos a todos um bom final de 2020 e muita esperança para um 2021 dentro da normalidade.

Atenciosamente,

Irmã Maria Gonçalves Assis

Diretora do Colégio Santa Rita